Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Todos os trabalhos submetidos ao Jornal Memorial da Medicina serão avaliados pelo Comitê Editorial e se aprovados, seguirão para revisão por pares. Cada trabalho será revisado pelo menos por dois especialistas na temática da publicação. 

Caso o trabalho seja aceito para publicação, será cobrada uma taxa no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) que deverá ser pago por depósito ou transferência bancária, para custear as despesas das etapas do processo editorial até publicação on-line.

Os artigos devem ser formatados conforme o modelo disponibilizado no Link abaixo, para acessa-lo basta clicar.

Acesse Aqui!

Artigos de Pesquisas Originais

O texto do artigo completo deve ser escrito com até 3.000 palavras. O manuscrito deve ser dividido nos seguinte tópicos: Título, Resumo, Palavras-chave (3-6), Abstract, Keywords, Introdução com objetivo, Métodos, Resultados, Discussão com conclusão e Referências. Agradecimento opcional. Resumo estruturado com até 250 palavras; até 5 figuras, tabelas ou ambas. Texto em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5.

Comunicações Breves

Comunicação breve contém até 1.500 palavras e até 15 referências. Não se trata de resultados parciais.

Revisões

Artigo de revisão da literatura relacionado ao escopo do Jornal com até 50 referências.

Carta ao Editor

Diálogo sobre o conteúdo de um artigo publicado neste periódico fornecendo novos comentários, fazendo correções, oferecendo teorias alternativas ou solicitando esclarecimentos sobre o conteúdo da publicação.

Editorial

Texto escrito pelo corpo editorial destacando as questões-chave válidas para o Jornal e expressando suas opiniões.

Editoriais

Texto escrito pelo corpo editorial destacando as questões-chave válidas para o Jornal e expressando suas opiniões.

Comentários

Enviados por especialistas na área, destacam informações ou apresentam críticas a um artigo ou relatório publicado já publicado. Os comentários devem ser artigos breves, com cerca de 1.000-1.500 palavras.

Imagem em Medicina

O Jornal visa publicar imagens ainda não publicadas com descrição até 500 palavras utilizando no máximo 10 referências.

Relatos de Casos

Relatos de casos clínicos ou cirúrgicos não devem ter mais de 1.000 palavras com um máximo de 10 referências e 5 imagens, contendo um resumo e abstract de até 150 palavras.

Fotos relacionadas à História da Medicina

A publicação de foto(s) com importância histórica na medicina deve ser acompanhada por um texto com até 500 palavras e até cinco referências.

Discursos, Palestras e/ou Saudações

Publicaremos discursos, palestras e/ou saudações proferidos em eventos acadêmicos-científicos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.