Implicações de lesão do nervo acessório na tireoidectomia: relato de caso

Autores

  • Rodrigo Alves Ataíde Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Ana Letícia Lacerda Paiva Faculdade de Medicina de Olinda, Olinda, Pernambuco, Brasil.
  • André César Cavalcanti Soares Centro Universitário Maurício de Nassau, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Emily de Carvalho Batista Faculdade de Medicina de Olinda, Olinda, Pernambuco, Brasil.
  • George Gláucio Carneiro Leão de Guimarães Filho Faculdade de Medicina de Olinda, Olinda, Pernambuco, Brasil.
  • Gustavo Carvalho Cavalcante Faculdade de Medicina de Olinda, Olinda, Pernambuco, Brasil.
  • Jônatas Wesley Lira Ferreira Centro Universitário Maurício de Nassau, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Levi Lucena Diógenes Centro Universitário Maurício de Nassau, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Victoria Maria Fontenele
  • Fernando Augusto Pacífico Faculdade de Medicina de Olinda, Olinda, Pernambuco, Brasil.
  • Erlan Pércio Lopes Rufino Departamento de Neurocirurgia do Hospital da Restauração, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Abraão Wagner Pessoa Ximenes Hospital Português de Beneficência de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.an20

Palavras-chave:

Implicações, Lesão do nervo acessório, Tireoidectomia

Resumo

Introdução

Em cirurgias de tireoidectomia, há chances consideráveis de lesão do nervo acessório, principalmente em tireoidectomias estendidas. Caso o paciente apresente lesão desse nervo, podem surgir queixas como a dificuldade de movimentação dos músculos esternocleidomastoideo e trapézio, territórios inervados pelo XI NC (nervo craniano).

Descrição do Caso

Paciente do sexo feminino, 37 anos, submetida em 27/07/2021 a uma tireoidectomia total em razão de carcinoma papilífero e evoluiu com fraqueza do músculo trapézio esquerdo secundária à provável lesão do nervo acessório esquerdo. RNM de plexo braquial esquerdo corrobora tal hipótese. Ela apresenta força grau II no trapézio esquerdo e ENMG dos membros superiores compatível com mononeuropatia do XI NC esquerdo. O ramo que inerva esternocleidomastoideo promove a eversão lateral do pescoço e está preservado. Somente após 6 meses a tireoidectomia, a paciente chegou à consulta neurológica se queixando de dor frequente no ombro, na região da escápula esquerda. Então, foi realizada uma exploração cervical com descompressão do nervo acessório esquerdo, especificamente do ramo que inerva o trapézio, a fim de restabelecer o movimento de elevação escapular.

Comentários

O carcinoma papilífero de tireoide representa 85% dos cânceres tireoidianos, cuja incidência é 3 vezes maior entre mulheres do que entre homens. Sabe-se que há chances de lesão do nervo acessório em tireoidectomias como procedimento necessário a pacientes com quadro de câncer tireoidiano. Essa complicação pós-operatória a tireoidectomias pode afetar a funcionalidade dos movimentos realizados pela musculatura inervada pelo nervo acessório, levando a, por exemplo, paresias temporárias desse nervo. Contudo, depois de cirurgia descompressiva do nervo acessório, a maioria dos pacientes tem o retorno total da funcionalidade em questão.

Conclusão

No caso descrito, a paciente foi transferida tardiamente à avaliação neurológica, relatando frequente dor no ombro e dificuldade de movimentação de tal região. Em um mês de acompanhamento pós-operatório, apresenta significativa melhora da força no trapézio esquerdo (grau IV). Embora observe-se um ganho de força considerável, caso ela tivesse chegado à consulta num intervalo menor que os 6 meses posteriores à sua tireoidectomia total, poderia haver um desfecho clínico ainda melhor.

Palavras-chaves: Implicações, Lesão do nervo acessório, Tireoidectomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Ataíde, R. A., Paiva, A. L. L., Soares, A. C. C., Batista, E. de C., Guimarães Filho, G. G. C. L. de, Cavalcante, G. C., Ferreira, J. W. L., Diógenes, L. L., Fontenele, V. M., Pacífico, F. A., Rufino, E. P. L., & Ximenes, A. W. P. (2022). Implicações de lesão do nervo acessório na tireoidectomia: relato de caso. Jornal Memorial Da Medicina, 4(2), 20. https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.an20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)