Tumor intraventricular craniofaringioma do terceiro ventrículo: um relato de caso e breve revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.an15

Palavras-chave:

Craniofaringioma, Terceiro ventrículo, Neoplasias do ventrículo cerebral, Neurocirurgia

Resumo

Introdução

Craniofaringioma é uma malformação embrionária rara de natureza histológica benigna da região selar e suprasselar. O tratamento cirúrgico é a primeira opção terapêutica para essa condição, devido ao comprometimento da fluidez do líquido cefalorraquidiano pelo tumor e a morbidade envolvendo a visão, sistema endócrino e neuropsicológico desta condição; As duas principais abordagens cirúrgicas descritas na literatura são a transventricular e translamina-terminalis.

Objetivo

Analisar e identificar as principais condutas cirúrgicas terapêuticas e desfechos para o tratamento do craniofaringioma, a partir do relato de um raro caso de CF intraventricular.

Métodos

Trata-se de um relato de caso de uma paciente de 15 anos de idade diagnosticada com CF adenomatosa no terceiro ventrículo e submetida a uma cirurgia com shunt ventriculoperitoneal e abordagem transcalosa para exérese completa do tumor, que obteve desfecho favorável ao tratamento. O caso foi analisado a partir de uma breve revisão de literatura a fim de identificar a prevalência da doença.

Resultados
Devido a relação do terceiro ventrículo com estruturas complexas, a ressecção do tumor pode levar a injúrias como perda de memória, endocrinopatia exacerbada, hemiparesia ou perda da visão, o que requer. Há três principais abordagens de acesso ao terceiro ventrículo: transcortical, endoscópica e transcalosa, porém a opção terapêutica mais apropriada permanece controversa na literatura. A escolha adequada deve se basear no tamanho, composição, localização e características anatômicas do tumor.

Conclusão
A decisão quanto a abordagem cirúrgica para acessar o terceiro ventrículo e remover a lesão com segurança é importante para determinar o desfecho e prognóstico da doença. Além disso, é fundamental um segmento interdisciplinar entre a neurointensiva e a oncologia para a recuperação do paciente.

Palavras-chave: Craniofaringioma, Terceiro ventrículo, Neoplasias do ventrículo cerebral, Neurocirurgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Ferreira Neto, O. da C. ., Braun, D. M., Dias, A. J. A., Lemos, N. B. ., Diniz, A. M. S., Lima, L. F. G. de ., Alencar Neto, J. F. de ., Cabral, B. D. V. C. ., Andrade, J. S., Borges, S. R. A., Clemente, R. M., Bem Junior, L. S., Almeida, N. S., & Azevedo Filho , H. R. C. . (2022). Tumor intraventricular craniofaringioma do terceiro ventrículo: um relato de caso e breve revisão de literatura. Jornal Memorial Da Medicina, 4(2), 15. https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.an15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2