Traumatismo raquimedular: conceitos atuais e tratamento precoce
DOI:
https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.an17Palavras-chave:
Traumatismos da medula espinal, Neurocirurgia, NeurociênciasResumo
Introdução
O trauma raquimedular é uma patologia emergencial caracterizada pela lesão parcial ou total dos feixes nervosos da medula espinal, capaz de gerar déficits autonômicos, sensitivos e motores, além da possibilidade de óbito. Destarte, este caso clínico apresenta uma discussão sobre o manejo precoce e adequado do TRM.
Descrição do caso
Paciente do sexo feminino, 32 anos, sem comorbidades, estava na academia executando o aparelho de musculação legpress 90°quando o suporte da máquina caiu sobre suas costas. No momento do trauma apresentou paraplegia, classificada na Escala de Limitação Física como A (ASIA A). Chegou à emergência de neurocirurgia com suspeita de choque medular. Foi evidenciada na TC de coluna uma fratura grave do tipo C na região toracolombar. Ainda na emergência foi submetida à artrodese de T9 a L2, com osteotomia e descompressão medular, além da correção da deformidade. A cirurgia ocorreu com a duração inferior a 24 horas do trauma, de forma precoce, otimizando a possibilidade de uma recuperação neurológica favorável. Posteriormente, no follow-up de 4 meses houve evolução da paciente que já apresentava força grau 4 (ASIA D).
Comentários
O TRM afeta principalmente adultos jovens, sendo a região cervical e a transição toracolombar os seguimentos mais atingidos. A lesão é classificada como completa quando as funções nervosas se encontram interrompidas abaixo do nível do trauma, e incompleta quando existe função preservada abaixo da lesão. O tratamento cirúrgico de intervenção a partir da descompressão das lesões da medula espinal cervical nas primeiras 24 horas depois do acidente foi considerada segura e estava associada à melhora do prognóstico neurológico depois de seis meses de acompanhamento, em comparação com a intervenção cirúrgica mais tardia.
Conclusão
O caso evidenciado nesse relato demonstra a importância da intervenção cirúrgica precoce - inferior a 24 horas - para fomentar a possibilidade, mais efetiva, da obtenção resultados significativos e satisfatórios na recuperação neurológica e na reinserção das atividades cotidianas sem limitações.
Palavras-chaves: Traumatismos da Medula Espinal, Neurocirurgia, Neurociências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados no Jornal Memorial da Medicina são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O Jornal Memorial da Medcina permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Há encargos para submissão no processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).