Traumatismo raquimedular: conceitos atuais e tratamento precoce

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.an17

Palavras-chave:

Traumatismos da medula espinal, Neurocirurgia, Neurociências

Resumo

Introdução

O trauma raquimedular é uma patologia emergencial caracterizada pela lesão parcial ou total dos feixes nervosos da medula espinal, capaz de gerar déficits autonômicos, sensitivos e motores, além da possibilidade de óbito. Destarte, este caso clínico apresenta uma discussão sobre o manejo precoce e adequado do TRM.

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, 32 anos, sem comorbidades, estava na academia executando o aparelho de musculação legpress 90°quando o suporte da máquina caiu sobre suas costas. No momento do trauma apresentou paraplegia, classificada na Escala de Limitação Física como A (ASIA A). Chegou à emergência de neurocirurgia com suspeita de choque medular. Foi evidenciada na TC de coluna uma fratura grave do tipo C na região toracolombar. Ainda na emergência foi submetida à artrodese de T9 a L2, com osteotomia e descompressão medular, além da correção da deformidade. A cirurgia ocorreu com a duração inferior a 24 horas do trauma, de forma precoce, otimizando a possibilidade de uma recuperação neurológica favorável. Posteriormente, no follow-up de 4 meses houve evolução da paciente que já apresentava força grau 4 (ASIA D).

Comentários

O TRM afeta principalmente adultos jovens, sendo a região cervical e a transição toracolombar os seguimentos mais atingidos. A lesão é classificada como completa quando as funções nervosas se encontram interrompidas abaixo do nível do trauma, e incompleta quando existe função preservada abaixo da lesão. O tratamento cirúrgico de intervenção a partir da descompressão das lesões da medula espinal cervical nas primeiras 24 horas depois do acidente foi considerada segura e estava associada à melhora do prognóstico neurológico depois de seis meses de acompanhamento, em comparação com a intervenção cirúrgica mais tardia.

Conclusão

O caso evidenciado nesse relato demonstra a importância da intervenção cirúrgica precoce - inferior a 24 horas - para fomentar a possibilidade, mais efetiva, da obtenção resultados significativos e satisfatórios na recuperação neurológica e na reinserção das atividades cotidianas sem limitações.

Palavras-chaves: Traumatismos da Medula Espinal, Neurocirurgia, Neurociências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Paiva, A. L. L., Soares, A. C. C. ., Batista, E. de C. ., Guimarães Filho, G. G. C. L. de, Cavalcante, G. C., Ferreira, J. W. L., Diógenes, L. L. ., Ataíde, R. A., Fontenele, V. M., Ximenes, A. W. P. ., Rufino, E. P. L., & Pacífico , F. A. (2022). Traumatismo raquimedular: conceitos atuais e tratamento precoce. Jornal Memorial Da Medicina, 4(2), 17. https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.an17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)