Medicina pernambucana: da história dos livros aos ilustres desconhecidos
DOI:
https://doi.org/10.37085/jmmv1.n1.2019.pp.26-30Resumo
A história é sempre uma tentativa de busca daquilo que não deve ser perdido no tempo, um resgate das raízes que tornam possível que as grandes árvores permaneçam erguidas. Com base nisso, nos dedicamos à tarefa de restaurar os grandes feitos que contribuíram para o desenvolvimento, não só das conquistas das quais gozamos atualmente, mas também para o nosso sentimento de pertencimento a uma terra, a um povo e a uma ciência que avança, mas ainda guarda características do pioneirismo de tempos atrás.
Downloads
Referências
Sousa MR, Velloso VP, Madureira FJC. Faculdade de Medicina do Recife. Disponível em: http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/iah/pt/verbetes/facmedrec.htm#ficha.
Nava P (2004) Capítulos da história da medicina no Brasil: Ateliê Editorial, 245p.
Pereira G (2006) Medicina e os médicos de Pernambuco: O Pioneirismo da ciência e a procrastinação do ensino. Clio – Revista de Pesquisa História, 24(2), 1-34.
Rocha LDA (1960). História da Medicina em Pernambuco: Séculos XVI, XVII e XVIII, Arquivo Público Estadual, Recife.
Silveira RK (2002) Cirurgião acadêmico: ciência e arte tributo ao professor Salomão Kelner. Acta Cirurgica Brasileira, 17 suppl.1.
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502002000700001
Valença MM (2017) História da Neurologia e Neurocirurgia de Pernambuco 2008. Disponível em: http://neurocirurgiarinaldosouto.blogspot.com.br/2008/08/histria-damedicina-pernambucana.html.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados no Jornal Memorial da Medicina são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O Jornal Memorial da Medcina permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Há encargos para submissão no processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).