Acometimento neurológico em indivíduos infectados pela Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.res1Palavras-chave:
Covid-19, Doenças do sistema nervoso, Manifestações neurológicasResumo
Introdução
A pandemia da COVID-19 surgiu em 2019 e segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 517.648.631 casos foram confirmados até maio de 2022, incluindo 6.261.708 óbitos. O Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) causa sintomas majoritariamente de natureza respiratória, entretanto há relatos de acometimento neurológico, principalmente do Sistema Nervoso Central (SNC).
Objetivo
Compreender os principais acometimentos neurológicos na COVID-19, bem como os mecanismos de lesão neurológica mediados pelo vírus.
Método
Trata-se de uma revisão bibliográfica, um estudo descritivo de dados qualitativos, com busca realizada em maio de 2022, nas bases de dados PubMed e BVS, no período que compreende os anos de 2020-2022.
Resultados
O SARS-CoV-2 possui diferentes rotas que permitem que o vírus danifique o SNC, pela disseminação hematogênica sistêmica ou retrógrada neuronal, a partir da via olfatória. A neuroinvasividade do vírus no SNC seria impulsionada pela sua proteína Spike (S), que se liga ao receptor da Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA2) nos tecidos neurológicos. Outra hipótese sugere que a infecção de leucócitos pelo SARS-CoV-2 se dissemina em direção a outros tecidos do corpo humano, em seguida cruza a barreira hematoencefálica para obter acesso ao SNC. Assim, por meio dos leucócitos são liberadas citocinas pró-inflamatórias, incluindo Fator de Necrose Tumoral (TNF), que danifica oligodendrócitos e astrócitos, os quais produzem quimiocinas que induzem a quimioatração de células T ativadas provocando um ciclo vicioso de neuroinflamação. Sobre a neurossintomatologia, inclui-se: anosmia, ageusia, cefaléia, tontura, consciência prejudicada, ataxia, delírio. Estes podem evoluir para complicações como: acidente vascular cerebral, encefalopatias, fibrose, trombose, epilepsia e síndrome de Guillain Barré.
Conclusão
O SNC pode ser acometido pela infecção por SARS-CoV-2 por mecanismos diretos, pela neuroinvasividade viral via proteína S e receptor de ECA2, ou indiretos causados pela tempestade de citocinas. Muitos sintomas e manifestações foram relatados, mas dados insuficientes restringem a descrição detalhada da prevalência e características desses sintomas. Portanto, espera-se que a divulgação deste trabalho estimule o desenvolvimento de novas pesquisas que caracterizem a relação entre o SARS-CoV- 2 e as lesões neurológicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados no Jornal Memorial da Medicina são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O Jornal Memorial da Medcina permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Há encargos para submissão no processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).